Edição 07 Ano 2 Agosto de 2010

bandArtigo:

Da integração à segregação: os extremos da multietnia nas equipes na Copa do Mundo de 2010

A copa do mundo acabou no dia 11 de julho com a inédita vitória da seleção espanhola, mas a despeito dos louros ao novo membro do seleto grupo de campeões mundiais, a edição africana do maior espetáculo do futebol mundial trouxe também uma questão que se torna cada vez mais constante nas discussões no campo da comunicação intercultural: a cidadania dos imigrantes e sua consequente integração nas sociedades na qual escolheram viver..
Leia mais...

japãoMiscelânea:

O Festival das Estrelas no Brasil

O Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é reconhecido por abrigar a mais famosa comunidade nikkei (palavra que designa descendentes de japoneses) do Brasil. O estabelecimento da população japonesa na região remonta ao início do século XX, quando em 1908 atraca no cais do porto de Santos o navio Kasato-Maru, pioneiro da imigração japonesa, trazendo a bordo cerca de 780 imigrantes destinados ao cultivo do café nas fazendas do interior do estado.
Leia mais...

japãoResenha:

O comum é sempre mais belo ao pôr do sol

Lançado em novembro de 2005 e ganhador de 29 prêmios de diversas instituições do cinema japonês, entre elas a Academia japonesa e publicações especializadas, esse filme mostra o retrato do cotidiano de um Japão em reconstrução depois da Segunda Guerra Mundial. O sucesso do filme foi tão grande que houve uma sequência em 2007 com os mesmos personagens, mas que não chegou a alcançar o mesmo número de prêmios e sucesso.
Leia mais...

Outros artigos desta edição:

Confissões – Kanae Minato, por Janete Oliveira =>
Intercâmbio no Japão: uma experiência de vida, por Humberto Celia-Silva =>