Quem somos

A pesquisa do ELO consiste no estudo da Comunicação Intercultural no atual contexto de globalização. Com o objetivo de promover intercâmbio de conteúdos e valores, o ELO visa à produção de conhecimento no campo da Comunicação Intercultural e, consequentemente, ao aprimoramento de habilidades para a interação informacional entre culturas diferentes.

Como ferramenta principal para a abordagem dos modos de subjetivação revelados pelos textos interculturais, o ELO adota uma metodologia interdisicplinar definida em termos de Teoria Social da Análise de Discurso, Sociologia da Cultura e do Consumo e Hermenêutica. Como objeto inicial, verifica-se a interação cultural pelo cinema e por outros meios audiovisuais; pela literatura; pela música.

Neste site a perspectiva do ELO é analisar a Comunicação Intercultural através dos novos fluxos imigratórios do Brasil. Por novos fluxos imigratórios diga-se os fluxos que aconteceram a partir dos séculos XIX e XX por força da nova realidade econômica brasileira. Ou seja, a imigração alemã, italiana e japonesa.

A partir da influência das populações desses três países, o ELO se propõe a apresentar as várias nuances midiáticas da Interculturalidade.