Literatura

Confissões – Kanae Minato


por Janete Oliveira

Segundo o site Tohan, que mede as vendas das publicações japonesas, depois do campeão de vendas de 2009, Haruki Murakami (com o best seller 1Q84 - não deixe de conferir a resenha aqui no ELO), o livro mais vendido em 2009, foi o da estreante Kanae Minato, Kokuhaku (Confissão)
àvenda no dia 5 de agosto de 2008 e em 29 setembro do mesmo ano já estava na sexta edição, totalizando mais de 60.000 exemplares vendidos, isso em outubro de 2008. E, em 2007, Kanae já tinha ganho com o primeiro capítulo de Kokuhaku (O Clérigo) o 29º prêmio de novos autores do gênero detetive. Em 2008 ficou em primeiro lugar na categoria de livros de mistério e, finalmente em 2009, chega ao segundo lugar na lista de best sellers japoneses. E, considerando que ela só ficou atrás do veterano e mundialmente famoso Haruki Murakami, vale como um primeiro lugar.
Em maio deste ano, o livro transformou-se em filme homônimo dirigido por Tetsuya Nakashima, o qual alcançou o primeiro lugar nas bilheterias japonesas e ainda (agosto) figura entre os 10 filmes mais vistos pelos japoneses. (Não deixe de conferir o trailler na seção de audiovisual)
A confissão que dá título ao livro é a que a professora Yuko Moriguchi faz no seu primeiro dia de trabalho depois que sua filha Manami de quatro anos foi morta. “Eu sou uma mãe solteira, minha filha Manani morreu, mas Manami não morreu em um acidente, ela foi morta por um aluno desta classe”. A partir dessa declaração os eventos vão desenrolando e, ao mesmo tempo em que mostram toda a força de escritora de Kanae Minato em construir um enredo de detetive emocionante levantam questões acerca da situação dos jovens nas escolas japonesas.
Descobrir quem teria matado a filha de Moriguchi, o motivo e as circunstâncias mantêm o leitor preso até o final. Através das investidas da professora sedenta de vingança contra os alunos, tensão e dramaticidade elevaram esse livro à lista dos best sellers japoneses por sua força e enredo de mistério bem construídos.

Acesse:
tohan.jp (japonês)
amazon.co.jp (japonês)
trannet-japan.com/ (inglês)