Música

Mr. Children

Por Janete Oliveira

Mr. Children
Formada em 1988 por Kazutoshi Sakurai (vocal, guitarra e principal compositor), Kenichi Tahara (guitarra), Keisuke Nakagawa (baixo), Hideya Suzuki (bateria), esta banda possui 34 singles (um digital) e 16 álbuns lançados. Lançou seu mini-álbum “Everything” em agosto de 1992 estreando no cenário musical japonês. Vindos de províncias diferentes do Japão, Sakurai, Tahara e Nakagawa freqüentaram a mesma escola secundária e formaram uma banda com o nome de “The Walls”. O baterista Suzuki juntou-se a eles posteriormente.

O nome da banda mudou depois para Mr. Children. O motivo da escolha do nome seria que os membros acharam que “children” soava bem e tinha relação com a banda, mas como nenhum deles era mais criança, acrescentaram o Mr. com ponto de oposição à palavra criança. O sentido complementar do nome seria “queremos ser ouvidos por uma audiência ampla que vá dos adultos às crianças”.

O Mr. Children entrou para a história da música japonesa ao vender mais de 50 milhões de cópias dos seus discos e, no meio dos anos 90, fazer surgir o fenômeno Misochiru, ou seja, o fenômeno Mr. Children, porque os japoneses pronunciam Misotaa Chirudoren, pegando-se as duas primeiras sílabas das duas palavras temos Misochiru. A importância do grupo também se reflete na sua presença em outros produtos da mídia. Está sempre com alguma música em filme (Koufuku na Shokutaku-2006(Kurumi), Dororo-2007(Fake), Koizora- 007(Tabidachi no Uta), Watashi wa kai ni naritai-2008 (Hana no nioi)) ou novela (Code Blue - temporada de outono, 2008, 14 no haha, outono de 2006) ou ainda compõe temas oficiais como o da copa do Mundo de 2002 sediada na Coréia e Japão (música I’ll be do álbum Discovery) e o das Olimpíadas de Beijing-China em2008(Gift - single de mesmo nome), transmitidas pela NHK (TV estatal japonesa). Sobre esta última Sakurai (vocal, compositor) disse:

“The most beautiful sparkling color in the Olympic Games is gold. But I also think there are other colors which are more important and valuable for all the participants.” (Disponível em: http://www.japantoday.com, consulta em 09 de novembro de 2008) “A cor mais cintilante nos Jogos Olímpicos é o ouro. Mas eu acho também que existem outras cores que são mais importantes e valiosas para todos os participantes”

Além de ser uma das bandas mais famosas do Japão, o grupo também realiza atividades sociais. O vocalista Kazutoshi Sakurai ajudou a lançar o “Artists Power Bank” (AP Bank) uma instituição ecológica não-lucrativa que tem a intenção de financiar projetos ambientais como, por exemplo, energia renovável. Por isso, o Mr.Children ou a outra banda de Sakurai, a Bank Band, estão sempre presentes nos eventos do AP Bank.

Algumas das melhores frases extraídas das músicas do Mr. Children segundo o site utanet:

Are kara wa ichidomo namida wa nagashite nai yo demo honki de warau koto mo sukunai.

Desde aquilo não derramei nenhuma lágrima, mas as vezes em que sorri de verdade também foram poucas.
Canção: Kurumi.
Letra: Kazutoshi Sakurai

Kimi ga suki boku ga ikiru uede kore ijou no imiwa nakute ii
Eu gosto de você e para viver não preciso de nenhum sentido mais que isso.
Canção: Kimi ga suki .
Letra: Kazutoshi Sakurai

Ima boku no iru basho ga sagashiteta no to chigattemo achigai janai kitto kotae wa hitotsu ja nai.
Mesmo que o lugar que eu estava procurando seja diferente do lugar onde estou agora, não há erro, com certeza não existe uma única resposta.
Canção: Any.
Letra: Kazutoshi Sakurai

Ai wa kitto ubau demo ataeru demo nakute kigatsukeba soko ni aru mono.
Canção: Namonaki uta.
O amor com certeza toma, mas também dá, e mesmo quando não está, quando nos damos conta ele está aí.
Canção: Poema sem nome.
Letra: Kazutoshi Sakurai

Takakereba takai kabe no houga nobotta toki kimochi ii mon na.
É um sentimento agradável quando escalamos uma alta parede por mais alta que ela seja. Canção: Owari naki tabi.
Letra: Kazutoshi Sakurai


O Mr. Children é uma banda de jpop-rock que fala dos sentimentos do dia-a-dia e da sua superação diária, das tristezas e dos sentimentos que revolvem em nosso peito. Fala de encontros e desencontros, uniões e separações, mas sempre sem perder de vista a delicadeza melódica das canções. A acuidade melódica do grupo casa com a voz suplicante de Sakurai que convida o ouvinte a sentir com ele a profundidade dos sentimentos colocadas em cada canção. Não deixe de ver os vídeos do Mr. Children colocados na seção de audiovisual e a resenha do filme que possui a banda em sua trilha sonora Koizora) confira por si mesmo a força das canções da banda, mesmo sem compreender as letras.

Discografia: clique e veja em PDF

Fontes
http://www.uta-net.com/ (em japonês)
http://www.mrchildren.jp/ (em japonês)
http://www.amazon.co.jp/ (em japonês)
http://en.wikipedia.org/ (em inglês)