Música

L’arc~en~ciel
O arco íris japonês que conquistou o Ocidente

Por Letícia Capucci

A banda de nome francês, letras que combinam inglês e japonês, além de contar com fãs ao redor do mundo, aproxima-se de seu vigésimo aniversário buscando, talvez, mostrar que tem fôlego para ir além de suas grandes conquistas.

L’arc~en~ciel significa arco-íris em francês e foi escolha do líder, Tetsu, após assistir a um filme com o mesmo nome, apenas por sua sonoridade – não houve nenhum motivo especial e a banda só colocou os pés em solo francês no ano passado.

Fundada em 1991 pelo baixista Tetsu, os rapazes de Osaka (grande cidade portuária do Japão reconhecida pelo seu dialeto peculiar, o Osaka-ben) conheciam-se desde adolescentes. Após a formatura no equivalente japonês ao Ensino Médio, cada um havia seguido por diferentes caminhos: tetsu trabalhava em lojas de cd’s para sustentar sua carreira musical, HYDE dava aulas de bateria, entre outros diversos empregos, e Ken cursava a faculdade de arquitetura. O mundo deu voltas e os três se reencontraram em 1992 após algumas formações da banda que não deram certo. Em 1993 foi a vez de Sakura entrar oficialmente no L’arc, quando todos fixaram residência em Tóquio, onde se concentram os jovens que vão tentar a vida no cenário musical.


A formação atual - da esquerda para a direita: Ken, Yukihiro, HYDE e tetsu

Assim, o L’arc começou a chamar atenção do público com HYDE (vocal), Ken (guitarra), Tetsu (baixo) e Sakura (bateria) na formação ao lançar em 1993 o cd Dune, no qual a qualidade dos arranjos e a potência da voz de HYDE já podiam indicar o caminho de sucesso a ser trilhado pela banda.
A seguir veio um contrato com uma grande gravadora (Sony - Ki/oon), mais um álbum de qualidade, Tierra, e o primeiro single – Blurry Eyes – que consta até hoje do setlist da banda como grande sucesso.

Heavenly foi o próximo lançamento da banda que, a cada trabalho, se firmava mais entre os fãs e no cenário musical japonês. Este também foi o último cd de uma sequência em que apenas o vocalista HYDE escrevia as letras – a música, no entanto, era composta por todos os membros, com destaque para Ken e Tetsu.

True, o quarto álbum, foi o primeiro do L’arc a alcançar a cifra de um milhão de cópias vendidas e um divisor de águas na história da banda. O single The Fourth Avenue Cafe fora utilizado como tema de encerramento do popular anime Samurai X e estava em vias de ser lançado, quando o baterista, Sakura, foi preso por posse ilegal de drogas (heroína). Este foi sem dúvida um período difícil e de incertezas para a banda, que teve cd’s retirados das prateleiras e a canção substituída no anime, entre outros problemas.

Na sociedade japonesa o envolvimento de artistas com drogas não é algo corriqueiro como em alguns países ocidentais e escândalos desta ordem podem danificar seriamente a imagem dos envolvidos e até encerrar carreiras promissoras.

Sakura deixou a banda, que passou a se apresentar em público como um trio, até que Yukihiro assumiu as baquetas num concerto que bateu o recorde de vendas (em apenas quatro minutos) para o Tokyo Dome – foram 56 mil lugares! O show foi um sucesso e banda pôde então prosseguir sua trajetória rumo ao estrelato com o lançamento de mais um single – Niji – o primeiro com Yukihiro e cujo significado é arco-íris, assim como o nome da banda.

Os próximos anos foram de sucesso estrondoso – algumas das canções mais conhecidas dos rapazes pertencem aos álbuns Heart, Ark e Ray. Estes dois últimos foram lançados simultaneamente em diversos países asiáticos e atingiram a marca de dois milhões de cópias vendidas, cada um.

Real foi o último lançamento antes de o grupo entrar em um hiato de alguns anos e contém uma das canções mais conhecidas do grupo – Stay Away – daquelas que se você não conseguir pronunciar a letra, certamente vai cantarolar da forma que puder durante um bom tempo.

O período longe das atividades da banda não foi de descanso, mas de dedicação aos trabalhos solo – HYDE lançou dois álbuns (666 e Roentgen) além de participar de um filme com o rock star Gackt (Moonchild) e de outro com Chiaki Kuriyama (a Gogo Yubari de Kill Bill, lembram-se?), chamado Last Quarter.
Ken fundou o Sons of All Pussys, com Sakura na bateria, tetsu lançou-se como vocalista no projeto tetsu69 e Yukihiro assumiu os vocais da banda Acid Android.

A banda voltou aos palcos no show Shibuya Seven Days, durante o qual anunciou seu novo álbum, Smile, no qual está Ready, Steady, Go, tema de outro popular anime, Full Metal Alchemist. Este novo trabalho levou a banda a seu primeiro show no exterior, que aconteceu nos Estados Unidos em 2004, durante a convenção Otakon.

Awake foi o próximo álbum, com canções cujos temas foram guerra e paz, fazendo alusões a bombas em diversas ocasiões. Terminada mais uma turnê os projetos solo novamente tornaram-se o foco do grupo, período no qual uma das mais expressivas atividades foi o single composto por HYDE para o filme Nana, adaptação de um famoso mangá, além da estréia do vocalista nos palcos americanos.

Uma nova reunião aconteceu para celebrar o décimo quinto aniversário da banda em um show realizado no Tokyo Dome, aberto com a canção The Fourth Avenue Cafe. Este concerto quebrou o recorde anterior de venda de ingressos (que pertencia ao próprio L’arc) – Foram necessários apenas dois minutos para que os lugares se esgotassem!

O álbum Kiss, último lançamento da banda até o momento, foi o responsável pela primeira visita a um país europeu (França), durante uma turnê que cobriu também diversas nações asiáticas. Nesta turnê foi anunciado mais um hiato da banda, desta vez até 2011, quando o L’arc completará 20 anos.

O que nos resta é aguardar ansiosamente este ano suprindo a carência do grupo com seus projetos solo – HYDE, o mais ativo, formou uma dupla com o guitarrista Kaz chamada Vamps, e fará sua segunda turnê japonesa este ano. Além dele, Ken e Tetsu se mantêm na ativa com seus álbuns solo.

Links (em japonês):
larc-en-ciel.com
myspace.com
hyde.com
ken-curlyhair.com
tetsu-tetsu.com