Miscelânea

Telenovelas japonesas têm modelo original

novelaAs telenovelas japonesas são muito diferentes das brasileiras. Começando pela duração, vemos que as novelas japonesas (ou dramas como eles chamam) duram o mesmo que as estações do ano: 3 meses. São transmitidas uma vez por semana, por isso têm em média de 9 a 11 episódios. Existem também os dramas históricos, normalmente transmitidos pela NHK (a TV estatal japonesa) que possuem 49 episódios.

Além disso os temas são muito variados. Assim como o Brasil baseia muitas de suas novelas em livros, os dramas japoneses muitas vezes são baseados em mangás (as histórias em quadrinhos japonesas) e, posteriormente ao fim da história na telinha da TV, muitas ganham uma versão na tela grande do cinema.

Aqui será abordada uma novela da primavera: Around 40 (em torno dos 40).

A história gira em torno de 3 mulheres perto da casa dos 40 anos, com perfis diferentes e como elas enfrentam essa passagem. Satoko, Nao e Mizue são amigas de escola que seguiram caminhos diferentes mas continuam se encontrando para comer no restaurante do também colega de escola Maa-kun.

Satoko, a protagonista da novela, é solteira e dedica toda a sua vida ao trabalho, mas é pressionada pela família e amigos para que se case, pois o tempo para dar luz a um filho está se esgotando.

Nao é editora de uma revista que acha que o mais importante é a felicidade que as pessoas vêem e não a felicidade em si. Por esse motivo, casa-se com um life styler famoso e se posiciona bem na sociedade e no trabalho sacrificando os próprios sentimentos. Quando ela não consegue engravidar e ela percebe a indiferença do marido, Nao se questiona se fez a escolha certa e começa a olhar com mais cuidado para o amigo de infância, Maa-kun que nutre por ela uma paixão platônica.

Mizue é uma dona-de-casa dedicada que quando antevê um futuro nada agradável a partir do momento que o filho sair de casa, já que ficará sozinha com um marido com o qual mal fala e não valoriza o serviço de toda sua vida. Ao se dar conta disso Mizue, contra todas as expectativas consegue um emprego e a, duras penas, tenta manter a casa organizada, mas o marido se mostra intolerante e o filho entra em crise antevendo a separação dos pais. Mizue então tem que decidir entre a sua realização pessoal e os seus valores familiares.

Satoko é uma mulher independente, solteira e inteiramente dedicada ao seu serviço de médica. Filha de médico e tendo perdido a mãe muito cedo, foi obrigada a cuidar do irmão pequeno e assumir os afazeres caseiros. Sempre pressionada pelas amigas por seu tempo para ter filhos estar se esgotando, ela se sente na encruzilhada em entrar em um casamento qualquer ou seguir sua vida conforme sua escolha. Nesse meio tempo, aparece na sua vida o psicólogo clínico Keitaro Okamura. Preocupado com a ecologia, é tomado por muitos como um pão-duro, mas com o seu jeito terno e simples, consegue tocar os sentimentos dos seus pacientes. E acaba também por tocar os sentimentos de Satoko e vice-versa, no entanto, por traumas do passado, Keitaro decidiu que nunca ia se casar com ninguém. Satoko se vê então em uma nova encruzilhada: apesar de sentir que encontrou sua alma gêmea em Keitaro, não poderá se casar com ele.novela

A vida moderna japonesa com a mulher saindo também para o mercado de trabalho trouxe uma grande mudança nas expectativas das mulheres japonesas. Atualmente, elas pensam muito antes de casar pois, o casamento significa, na maioria das vezes, o abandono da carreira ou uma sobrecarga de trabalho, pois o homem japonês não ajuda nas tarefas domésticas. Por este motivo, adiam ao máximo o casamento ou então permanecem solteiras.

Around 40 retrata bem essa mudança do pensamento da mulher japonesa mostrando três situações diferentes, três histórias de vida, mas ao mesmo tempo ligadas pelo mesmo sentimento de questionamento frente a uma realidade que não mais atende às necessidades das mulheres japonesas.

Um drama para mulheres que querem ser fortes e independentes.