Miscelânea

Japonismo

Por Janete Oliveira

Os pavilhões japoneses, que passaram a existir a partir de 1867 por causa da reabertura de relações com o mundo ocidental, começam a receber uma grande atenção do público ocidental. A arte japonesa desde então, tem influenciado uma gama de artistas, especialmente os impressionistas franceses, com as famosas estampas “ukiyoe”. Gauguin, Degas, Monet e Van Gogh, vários pintores se inspiraram nestas e outros desenhos japoneses em suas obras no final do século XIX e início do XX.
O “ukiyoe” é um tipo de desenho surgido no período Edo (1603-1867) retratando a vida urbana das pessoas da época, era um tipo de ilustração bancada pela burguesia nascente que não tinha uma arte que os representasse. O ukiyoe são desenhos coloridos, baseados em técnicas de xilogravura, talhados e pintados em blocos de madeira e, posteriormente passadas para o papel.
O nome ukiyo-e significa “desenhos do mundo flutuante”, um mundo que é transitório, situacional, por isso as estampas retratavam: as cortesãs, artistas do teatro Kabuki, samurais, lutadores de sumo, paisagens da era Edo e do monte Fuji.

Imagem: nanoda.com

Clique aqui para baixar o arquivo na íntegra.