Miscelânea

120 anos de imigração ucraniana no Brasil

Por Paula Farias

fotoEste ano comemora-se os 120 anos de imigração ucraniana no Brasil de 1891-2011. Num quadro organizado a partir do livro História do Paraná, Pinheiro Machado & Westphalen (Curitiba, Grafipar, 1969), constam duas colônias oficiais criadas em 1891: Colônia Santa Bárbara – no município de Palmeira, povoada por poloneses, ucranianos e italianos e Colônia Rio Claro – no atual Município de Mallet, colonizada por poloneses e ucranianos.
Apesar dos censos oficiais serem incompletos - pois ucranianos eram registrados nos portos de entrada ou como austríacos ou como poloneses, conforme os passaportes fornecidos pelas autoridades do governo de ocupação das regiões de procedência da Ucrânia, pelos levantamentos em arquivos paroquiais e por pesquisas onomásticas em listas de imigrantes calcula-se que o Brasil tem hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 500 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes. Desse total, 75% vivem  no estado paranaense, sendo que o município de  Prudentópolis é considerado a cidade mais ucraniana de todo o Brasil. Destaque também  para as cidades de Mallet e Irati, além de outras.Um fato pouco conhecido pela sociedade brasileira, mas de grande expressão numérica e cultural.
Nesse cenário faz-se importante destacar a contribuição dos ucranianos na colonização e desenvolvimento da agricultura no centro-sul do Paraná e centro-norte de Santa Catarina, principalmente no início do plantio de centeio, trigo e outros cereais, na implantação do sistema de cooperativas, enfim, no desbravamento e desenvolvimento dessa região. Na cultura destacaram-se dois nomes merecedores de todo o respeito e admiração: o pintor Miguel Bakun, nascido em Mallet-PR, filho de emigrantes ucranianos, conhecidos pelas suas obras de arte como o Van Gogh do Paraná e o da maior poeta do Paraná, Helena Kolody, também filha de emigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado-PR em 12/10/1912.
O evento de comemoração dos 120 anos contará com a presença do presidente da Ucrânia, Vicktor Yanukovich, que chegará ao Brasil no dia 10 de maio em Curitiba. Em agosto e setembro ocorrerão várias festividades, dentro das quais haverá a apresentação de grupos ucranianos que serão trazidos ao Brasil. O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil é comemorado em 24 de agosto instituído por lei de autoria de Ângelo Vanhoni, e sancionada pelo ex-presidente Lula em janeiro de 2010.
A camisa com a estampa da figura que ilustra este texto pode ser adquirida pelo link: http://www.caminhonovo.org/imigracao_uk/camiseta.htm

Clique aqui e baixe o texto na íntegra.

Sites de referência:
http://www.cultura.gov.br/site/2011/02/15/imigracao-ucraniana-no-brasil/
http://www.rcub.com.br/index.php?pag=detalhe&codconteudo=706&codmenu=72
http://ucrania-mozambique.blogspot.com/2010/08/parana-comemora-120-anos-da-imigracao.html
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/publication/print/42985.htm
http://pessanka.wordpress.com/2009/11/06/comemoracoes-dos-120-anos-da-imigracao-ucraniana/