Miscelânea

Himeji

Por Joelson Santana

fotoHimeji é uma cidade localizada na província de Hyogo (região de Kansai). Possui aproximadamente 536,248 (senso 01/08/2008) habitantes e uma área de 534,27 kmē.

O principal ponto turístico é o Castelo de Himeji, que fica bem próximo à estação de trem (10 a 15 minutos da estação até a entrada do castelo). Foi tombado em 1993 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial, assim obtendo a fama internacional de castelo japonês mais famoso e mais visitado. As razões para a sua escolha são a sua arquitetura única que inclui várias torres; os diversos dispositivos ao longo de toda cidadela interna que cerca o castelo revelando, claramente, suas funções como fortaleza; o prédio principal e outros prédios ao longo de toda a cidadela que estão muito bem conservados fazendo possível assim, o entendimento da finalidade do uso cada um deles na época.

O castelo foi projetado e começou a ser construído em 1333 pelo clã Akamatsu, após a guerra Kakitsu o clã Yamana tomou a frente do projeto. Em 1580, Toyotomi Hideyoshi tomou o controle do castelo, bem danificado na época, Hideyoshi deu o castelo para Ikeda Terumasa que começou um projeto de expansão por 9 anos e deixou o castelo e suas imediações em condições muito parecidas com as que vemos hoje.

A cidade de Himeji foi bombardeada por duas vezes em 1945, muito embora as áreas que cerquem o castelo tenham sido arrasadas o castelo sobreviveu quase que sem nenhum dano.

O castelo de Himeji aparece nos filmes "Kagemusha" e "Ran" de Akira Kurosawa e também no filme "Com 007 só se vive duas vezes".

O castelo é uma ótima opção para passeio pois é muito bonito, possui um jardim (de nome Nishi-Oyashiki-Ato) dividido em nove partes, e todo o castelo é contornado por uma área arborizada e bem conservada, verdadeiramente a imagem que as pessoas têm do que viria a ser um castelo japonês. O castelo é grande e suas imediações também o que faz o seu passeio valer muito a pena.

Ainda em Himeji, como ponto turístico, vale a pena indicar também o Museu de Arte da cidade, o Templo Shoshazan Engyo - templo da seita Tendai aberto em 966, o Parque Central de Himeji e o Jardim Botânico de Tegarayama.

A cidade e o castelo de Himeji são muito bonitos independentemente da estação do ano, o castelo principalmente tem uma atmosfera e beleza peculiares que se modificam a cada estação, seja todo coberto de neve no inverno ou nas tonalidades vermelhas e amarelas do outono.

Entre as cidades irmãs de Himeji temos a nossa cidade de Curitiba.

foto