Miscelânea

Desinformação sobre o outro país é comum a Brasil e Alemanha

Os brasileiros sabem pouco sobre a Alemanha e os alemães sabem pouco sobre o Brasil. Para correspondentes internacionais, a situação reflete a escassez de notícias sobre o país parceiro na imprensa local.

"Você poderia me indicar os nomes de algumas empresas alemãs?", saiu certa vez perguntando a pessoas nas ruas de algumas cidades brasileiras o correspondente Jens Glüsing, da revista Der Spiegel. Os editores do principal semanário alemão haviam encomendado a enquete ao jornalista para uma matéria especial sobre a fama dos produtos made in germany no mundo. Glüsing, entretanto, ficou estupefato diante do silêncio de seus entrevistados, conforme relatou no debate sobre "A imagem do Brasil e da Alemanha na imprensa e na mídia do outro país", durante o simpósio "As Relações Culturais entre Brasil e Alemanha", realizado nos dias 24 e 25 de novembro no Instituto Goethe de São Paulo. Sobre a presença do Brasil na imprensa alemã falou Sílvia Bittencourt, correspondente da Folha de S.Paulo na Alemanha. "O que você acha de Volkswagen, Mercedes, Bosch, Basf, Bayer?", provocava Glüsing. "Não, essas são empresas brasileiras" era a resposta que o jornalista recebia muitas vezes dos entrevistados. Ele atribuiu a reação ao fato de essas empresas já estarem estabelecidas no Brasil há tanto tempo que as pessoas as identificam como nacionais. Glüsing lembrou que a primeira menção que recebeu de uma empresa alemã foi à BMW, montadora sem fábrica no Brasil.

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