Literatura

Novelas de celular – Emoção juvenil portátil

Escrito por Janete Oliveira

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O Japão sempre foi conhecido pelas modas tecnológicas que lança, tudo pequeno e portátil. Com a popularização dos celulares e o oferecimento de todo tipo de serviço pela telinha do aparelho, surgiu um fenômeno literário que tem repercutido em toda a mídia japonesa: os romances de celular (keitai shosetsu).
E o que seriam os romances de celular? Jovens autores escrevem pequenos contos ou mesmo romances completos enviados em capítulos para sites específicos e depois são re-enviados via SMS para os usuários finais ou esses escrevem diretamente do celular.
Segundo o escritor e crítico Tooru Honda (2008), o fenômeno começa no ano de 2002 (embora a distribuição de romances tenha se iniciado desde 2001 segundo a wikipedia, com o romance Deep Love escrito por um autor de nome Yoshi, que entre os anos 2004 e 2005 esteve na lista dos dez livros mais vendidos do Japão, seguido por Koizora (Céu de amor) escrito por uma escritora chamada Mika que alega ter escrito baseada na sua própria experiência. Este foi o livro mais vendido no ano de 2007, transformado em filme no mesmo ano e em novela no ano de 2008. Pelo mesmo caminho foi o segundo colocado nas vendas do mesmo ano: “Akai ito” (seria traduzido ao pé da letra como linha vermelha, mas o sentido é mais amplo significando dois amantes unidos pelo destino). Esse romance se transformou em novela no final de dezembro, com direito a um “crossover” no terceiro capítulo com o filme homônimo e, em janeiro deste ano, a história da novela foi retomada.
O fenômeno se expandiu para China e Coréia do Sul e, segundo a wikipedia, também já se espalha pela Europa e Estados Unidos. E o que estaria na raiz deste “boom” dos escritos via celular?
Os romances de celular são escritos por adolescentes ou jovens que estão no auge da sua criatividade e interatividade com os equipamentos eletrônicos e, assim como nos videogames, tornam-se heróis e heroínas de suas próprias histórias deixando os conteúdos muito mais próximos das suas vidas cotidianas e por isso com muito mais apelo para o público juvenil que é o principal leitor dos romances de celular.
No passado, escrever e ser lido pelo grande público era um privilégio de poucos, pois existiam as barreiras editoriais do papel. Hoje, com o celular e a internet, essas barreiras caíram por terra. Pode-se escrever seus textos na tela de celular e enviar para um site que os distribui para outros aparelhos ou enviar diretamente para outros celulares como dito anteriormente.

Clique aqui e veja o pdf completo.

Links

http://ja.wikipedia.org/wiki/ (em japonês)

Bibliografia

CHIAKI, Ishihara. Keitai shosetsu wa bunkaku ka. Tóquio: Chikuma Primer Shinsho, 2008.
HONDA, Tooru. Naze keitai shosetsu ga ureru no ka. Tóquio: Softbank Creative Kabushiki gaisha, 2008.