Artigo

Rammstein toca e provoca

Por Carlos Alexandre Moreno

A banda alemã Rammstein é polêmica até no nome, que veio da cidade de Ramstein, onde em 1988, durante uma exibição, houve um acidente com três aviões, que caíram sobre a platéia, provocando dezenas de mortes. Com o duplo “m”, Rammstein pode significar “máquina de guerra” ou algo como “pedra do martelo”, o que combina com o tom cáustico da banda em relação ao governo e à sociedade.
Das bandas que cantam em alemão, Rammstein é a que atingiu o maior sucesso fora da Alemanha. Em outubro de 2009, foi lançado o sexto álbum da banda, Liebe Ist Für Alle Da (“O amor é para todos”).
A formação da banda é de 1994 em Berlim, e a maioria dos seus seis membros vem da Alemanha Oriental. Eles são Till Lindemann (vocalista), Richard Kruspe (guitarrista solo), Paul Landers (guitarrista), Oliver Riedel (baixista), Christoph (Doom) Schneider (baterista) e Christian (Doktor Flake) Lorenz (tecladista).
Em seus shows, o Rammstein usa e abusa de fortes efeitos de iluminação e até mesmo de recursos pirotécnicos. O resultado visual cria uma atmosfera operística, o que costuma impressionar muito a audiência.
A controvérsia reaparece quando se tenta enquadrar a banda num determinado gênero musical. O seu estilo é relacionado por muitos ao industrial metal (basicamente a mistura de rock pesado e música eletrônica), mas os membros do Rammstein dizem que sua música é na verdade Tanz Metall (literalmente “Dance Metal”). Além disso, são vistos como parte da Neue Deutsche Härte, algo como “Nova Dureza Alemã”, em que a “dureza” em questão está ligada ao Heavy Metal.
A imagem de brutalidade do Rammstein é temperada pelo esforço constante de renovação. Há também senso de humor e protesto político nas suas canções. E algumas letras são propositalmente ambíguas, deixando o sentido por conta do ouvinte.
Contudo, o trabalho do Rammstein tem colecionado mais recompensas do que polêmicas. O grupo já foi premiado em várias categorias na Europa. Entre elas, estão melhor vídeo, melhor performance ao vivo, grupo alemão mais famoso, melhor grupo de metal, melhor grupo de rock, melhor show internacional, melhor álbum, melhor canção, melhor grupo alternativo, artista alemão de melhores vendas etc.