Artigo

Moda, suor e flashes :
Dolce & Gabanna e o futebol italiano

Escrito por Giuliana Sirena

Quem disse que não há glamour no futebol? Os estilistas italianos dizem que sim. Nos últimos anos, os amantes e apreciadores da Alta Costura assistiram a um boom de campanhas publicitárias protagonizadas por ninguém menos que... jogadores de futebol. Sim, os mesmos atletas, ídolos dos campos, que disputam partidas inteiras de 90 minutos (ou até mais) em busca da vitória ao final, exemplos de garra, determinação e muito preparo físico. Pois são eles as novas estrelas dos grandes estilistas da atualidade.

é claro que a nacionalidade da maison varia assim como o esporte. Essa nova tendência publicitária não é um privilégio dos estilistas italianos nem o futebol é a única fonte de neo-models; jogadores de tênis, golfe, rugby, vôlei e corredores são alvo das agências de publicidade e seus clientes, grifes francesas, espanholas, americanas. No entanto, é interessante a atual relação entre a Alta Costura italiana e os jogadores de futebol, com especial destaque para a Dolce & Gabbana.

Leia o artigo completo em PDF.

Bibliografia

CASTILHO, Kathia e DEMETRESCO, Sylvia. Design do corpo e da moda masculina nas imagens contemporâneas. In: III Colóquio de moda, 2007. Belo Horizonte, CIMO-IES, 2007, V. I.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FREITAS, Ricardo Ferreira. "Corpo e Consumo: A Estética Carioca". In: VILLAçA, N. Et alli. Que Corpo é Esse?. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

HELAL, Ronaldo e GORDON, César. "Futebol: Mitos e Representações do Brasil". In: VILLAçA, N. e GóES, F. Et alli. Nas fronteiras do contemporâneo: território, identidade, arte, moda, corpo e mídia. Rio de Janeiro: Mauad: FUJB, 2001.

RODRIGUES, Iesa. "O Fórum Global da Moda e o Self-Fashion". In: VILLAçA, N. e GóES, F. Et alli. Nas fronteiras do contemporâneo: território, identidade, arte, moda, corpo e mídia. Rio de Janeiro: Mauad: FUJB, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Sites

Dolce & Gabbana vai à Copa (Folha de São Paulo: 26/05/2006). Disponível em: http://fashionbubbles.wordpress.com/2006/05/27/dolce-gabbana-vai-a-copa/ Acesso em: 03/10/2008

Dolce & Gabbana. Disponível em: http://www.dolcegabbana.it/ Acesso em: 03/10/2008.

Dolce & Gabbana. Disponível em http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/dolce-gabbana-o-azul-fashion.html Acsso em: 03/10/2008.

O time Elegante: Jogadores caem no gosto de estilistas e tomam lugar dos modelos (Veja on-line: 05/05/2004). Disponível em: http://veja.abril.com.br/050504/p_106.html Acesso em: 03/10/2008.